Gerir um E-commerce é algo complexo que exige da equipe competências em vários âmbitos do negócio. Um dos princípios básicos da administração é que o que não é medido, não pode ser administrado, neste sentido, os negócios digitais possuem uma vantagem competitiva frente aos negócios tradicionais, pois a mensuração de resultados é feita de forma mais rápida e assertiva.
O QUE SÃO MÉTRICAS PARA E-COMMERCE
Métricas são formas de se mensurar determinada variável do negócio, elas podem ser utilizadas em diferentes áreas como no marketing, comercial, financeiro, tecnologia e até mesmo no atendimento aos clientes. Para cada uma das áreas são utilizadas métricas afim de acompanhar o desempenho, gerir o negócio .
As 5 métricas fundamentais para o sucesso do e-commerce
1 – Sessões
Utiliza-se a nomenclatura sessão, pois é a forma técnica como o Google Analytics e os navegadores tratam os usuários que executam alguma atividade dentro do seu site ou blog. Esta métrica é finalizada caso o usuário ficar inativo por 30 minutos. Depois deste período, se o visitante acessar novamente uma página do seu site, ela contará como uma nova sessão. As sessões são a quantidade de visitas que seu site recebeu durante um período.
2 – Taxa de conversão
É o percentual de sessões em sua loja que efetuaram determinada ação na qual você considere uma conversão. Conversões são geralmente atribuídas a preenchimentos de formulários ou finalização de uma compra.
Fórmula da taxa de conversão:
Pedidos / Visitas
1 Pedido / 100 visitas
1/100 = 1% de taxa de conversão
3 – Ticket médio
O tíquet médio é uma das principais métricas para o e-commerce, pois em conjunto com as sessões e taxa de conversão é possível previsionar uma captação de receita ao final do período. Exemplo: Digamos que sua loja possua 10mil visitas com uma taxa de conversão de 1%, o que dará o equivalente a 100 pedidos. Utilizando o ticket médio de R$ 250,00 você pode prever que terá uma receita captada de R$25.000 para o período.
4 – CAC – Custo de aquisição do cliente
É o valor da divisão dos seus custos pelo total de clientes.
Exemplo: Sua loja investe R$ 10.000 com custos relacionados ao marketing e adquiriu 100 novos clientes no mesmo período
Custo/Quantidade de clientes = Custo de Aquisição de Clientes
R$ 10.000 / R$100 = R$100
5 – ROI (Retorno do Investimento)
Atingir o sucesso do e-commerce requer analisar constantemente o ROI. O retorno do investimento é uma métrica que visa identificar a eficácia da utilização dos recursos. Ele consegue aferir qual é o retorno estimado para cada real investido. Utilizando este indicador é possível avaliar com mais precisão quais campanhas estão tendo melhor retorno e otimizar as campanhas que não estão performando.
Fórmula do ROI:
(Receita – Despesa) / Despesa
(25.000 – 10.000) / 10.000
15.000/10.000
ROI: 1,5
Ponto de atenção! Métricas de vaidade
Como os negócios digitais possuem uma infinidade de métricas e indicadores de performance, é importante que o gestor utilize com cautela as chamadas métricas de vaidade. Essas métricas não estão relacionadas diretamente com o sucesso do negócio.. Uma métrica de vaidade muito utilizada é a quantidade de curtidores nas redes sociais. Ela não está ligada diretamente ao sucesso, pois não consegue aferir quantas pessoas de fato estão engajadas com a sua marca. Utilizar este indicador e não avaliar outros em conjunto pode deixar o gestor sem uma visão adequada para o seu sucesso.
O acompanhamento constante das métricas fará os números começarem a fazer mais sentido na cabeça do gestor. Após análises recorrentes o gestor estará preparado para avaliar o quanto uma métrica influencia em outras áreas da empresa e assim melhorar os processos e a gestão do e-commerce.
Esperamos que esse conteúdo possa ter ajudado na missão de mensurar seus resultados com mais precisão e obter melhores resultados. Mas se ficar com alguma dúvida ou precisar de auxílio profissional para melhorar o desempenho do seu e-commerce, conte com a Trevl, temos experiência para criar um plano de aceleração para sua empresa.
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